Praias

PRAIAS DE UBATUBA

Ubatuba possui mais de 100 praias, destacam-se:

Praia da Barra da Lagoa

Um local maravilhoso para se conhecer em Ubatuba é a Praia da Barra da Lagoa. Localizada no extremo sul do município, seu acesso por terra é difícil, porém gratificante. Pode-se chegar a esse paraíso pela trilha que sai da Caçandoca, Caçandoquinha, Saco das Bananas ou pelo lado sul, via praia da Tabatinga. No local, ruínas de um antigo esconderijo dos traficantes de escravos ainda resistem ao tempo, porém essas ruínas ficam dentro de uma propriedade particular, devendo-se obter permisSão do proprietário para visitá-las. Em seu canto esquerdo, uma lagoa de águas calmas e límpidas é a razão do nome desta praia.

 

Praia da Caçandoquinha

Passagem obrigatória para quem vai pela trilha do Saco das Bananas (antiga comunidade que abriga nativos caiçaras) e praia da Barra da Lagoa, a praia da Caçandoquinha é a preferida pelos amantes do turismo ecológico. Dela pode se apreciar por inteiro toda orla das praias da Maranduba, Lagoinha, Bonete, Grande do Bonete, além das ilhas Maranduba, Pontal e Mar Virado. Ótimo local para fotos. Recomenda-se levar sacos plásticos para recolher o lixo produzido e manter este santuário como ele é: “quase selvagem”.

Praia da Caçandoca

Quem procura uma praia retirada, tranqüila e com uma deslumbrante vista para a Baía do Mar Virado, deve conhecer a praia da Caçandoca. Situada no extremo sul de Ubatuba, essa praia faz parte de uma antiga fazenda onde os principais recursos eram a pesca e a lavoura. Ainda hoje, vacas e cabras pastam por sua orla, tornando o local, no mínimo, pitoresco. Vizinha a ela, fica a praia da Caçandoquinha, uma prainha menor e muito procurada pelos adeptos do mergulho e pescadores. Ponto de partida para a trilha até a praia da Barra da Lagoa.

Praia do Pulso

Situada a 31 km do centro de Ubatuba, a praia do Pulso é totalmente ocupada por um luxuoso condomínio onde se encontra verdadeiras obras de arte arquitetônicas. Para se chegar a praia, deve-se estacionar em lugares determinados pelo condomínio. Seu acesso se dá na altura do Km 80 da SP-55, próximo a Maranduba. Esse acesso também leva as praias da Caçandoca e Caçandoquinha. Dali se inicia a famosa trilha para o Saco das Bananas, onde vivem antigas famílias caiçaras.

Praia da Maranduba

Uma das mais completas praias de Ubatuba, a Maranduba está localizada a 25 quilômetros do centro e possui vida própria, com centro comercial, quiosques, hotéis, pousadas, restaurantes, lojas, postos de gasolina, bancas de jornais e sub-prefeitura. Sua orla disputa com a Praia Grande como point mais badalado da região. Tem vida noturna agitada, barzinhos e quiosques com música ao vivo. Com sua vizinha, a praia da Lagoinha, forma uma das mais extensas orlas de Ubatuba. Ponto de partida para as praias do Perez, Bonete, Grande do Bonete (ao norte), Caçandoca, Caçandoquinha e Pulso. Ponto de partida para várias cachoeiras no Sertão da Quina como a do Corrêa e Água Branca.

Praia da Lagoinha

O nome Lagoinha se deve às águas calmas que imperam nesta praia. Suas principais atrações São as Ruínas da primeira fábrica de vidros no Brasil, construída durante o Império. Na direção da Serra do Mar, outras ruínas do que teria sido uma grande senzala ainda resiste a ação do tempo. Praia propícia para windsurf, jet-ski, banana-boat e passeios de escuna. De seu canto esquerdo sai a trilha que leva as praias do Perez, Bonete, Grande do Bonete e Cedro. Vários hotéis completam, junto com a Maranduba, a infra-estrutura local.

Praia do Bonete

Acesso por barco ou trilha (canto esquerdo da Lagoinha), a praia do Bonete é o que se pode dizer de praia selvagem. Não há construções em toda sua orla, apenas um ranchinho de pau-a-pique denuncia que alí o tempo parou há décadas. Passagem para quem vai para a Praia Grande do Bonete, um reduto caiçara onde os moradores vivem basicamente da pesca e do artesanato. Outra atração no percurso é a Prainha do Perez, onde a sensação fica por conta do badalado Maier’s Mar Virado. Suas águas sempre límpidas São o refúgio de artistas que alí aportam com suas lanchas off-shore e iates a procura deste paraíso.

Praia Grande do Bonete

Acesso por barco ou trilha (canto esquerdo da Lagoinha), a praia Grande do Bonete é uma vila de pescadores que vive basicamente da pesca e do artesanato. Parte dessa praia foi ocupada por casas de veraneio, em geral rústicas, mas dentro do espírito que emana do local. Vários artesões produzem um material rico em tradição dos antigos povos indígenas que alí habitavam no passado. Um dos pontos altos dessa praia é a linda vista da Ilha do Mar Virado, sítio arqueológico onde foram descobertos vestígios de uma civilização que ali teria vivido há mais de 2.000 anos.

Praia da Fortaleza

Localizada a 27 km do centro, sua costeira no canto direito possui formações rochosas interessantes. Pedras imensas fazem grutas e passagens que merecem ser visitadas. Acesso pela Praia Dura, no caminho passando pelas praias do

Costa, Brava e Vermelha do Sul

A Praia Brava é recomendada para surf. A Vermelha do Sul se destaca pela reserva de mata natural preservada pelo seu condomínio.

Praia Brava da Fortaleza

Praia vizinha a Fortaleza, com acesso pela Praia Dura, esta praia possui uma beleza natural sem precedentes.  Sua orla, pouco extensa, é abrigada pela Vegetação típica da Mata Atlântica, e suas águas cristalinas convidam a um refrescante banho de mar. Para o surf, possui ondulações de leste e sudeste em seu canto esquerdo.

Praia Dura

Uma curiosidade dessa praia é que ela tem uma extensa faixa de areia que adentra suavemente o mar. Quer dizer, precisa-se caminhar muito para ter a água pela cintura pelo menos. Outra particularidade é que essa areia é monazítica, tornando a praia muito procurada por pessoas que necessitam de tratamento com essa areia de baixa radioatividade. Em seu canto esquerdo desemboca o Rio Escuro, um rio navegável com uma complexa biodiversidade de mangue. Em direção a Serra do Mar, uma linda vista do Pico do Corcovado, o mais alto mirante de Ubatuba. Existe uma trilha até o pico com duração de 8 horas. Convém contratar guias locais para não se perder na mata.

 

Praia Domingas Dias

Esta belíssima praia está a 16 quilômetros do centro, e juntamente com a Praia do Lázaro formam uma das mais belas paisagens de Ubatuba. Com cerca de 400 metros de areia inclinada e solta, possui águas tranqüilas e límpidas, além de enormes pedras em suas costerias. Casas de alto padrão ficam escondidas em meio a Vegetação. Uma portaria na entrada do condomínio pode causar constrangimento, mas o acesso é livre através do Condomínio Pedra Verde, na Praia do Lázaro.

Praia do Lázaro

A 15 quilômetros do centro de Ubatuba, de fácil acesso, sendo um asfaltado e os demais por ruas estreitas, o Lázaro é uma praia de areias brancas e finas, cheia de gente bonita, mar calmo e cristalino. Noites de verão inesquecíveis. Os quiosques a beiramar servem petiscos e coco gelado. A praia do Lázaro dá acesso à duas praias de personalidades distintas: a plácida Domingas Dias, ao lado direito, forma com o Lázaro um conjunto digno de cartão postal. No lado esquerdo, a pequena Sununga apresenta ondas vigorosas, que espalham com violência pela suas areias grossas. Ainda na Sununga, a lendária Gruta que Chora.

Gruta que Chora

Objeto de muitas lendas, é mais um ótimo passeio. Fica na praia da Sununga a 16 km do centro (acesso pela praia do Lázaro ou pelo Saco da Ribeira). Por um curioso fenômeno natural, esta gruta verte água do teto quando São emitidos sons fortes em seu interior.

Praia da Sununga

Com acesso pela praia do Lázaro, esta praia é cercada de lendas e estórias, e possuí característica própria: areia grossa e mar quase sempre revolto. No local, a famosa Gruta que Chora, onde segundo a lenda, escorre as lágrimas das virgens sacrificadas para saciar a fúria de uma enorme serpente que habitava dentro da gruta. Diz a lenda que um padre benzeu a porta da gruta, expulsando a serpente para o mar, que desde então ficou revolto. Na Sununga se pratica o skinboarding, popularmente conhecido como “Sonrisal”.

Praia de Sete Fontes

Um local mágico. Suas águas límpidas encantam qualquer visitante que venha buscar paz nesse paraíso. O acesso se dá por trilha a partir do Saco da Ribeira, passando pela Praia do Flamengo; ou por barco, a partir da praia do Lázaro. No verão, há momentos que a baía de Sete Fontes fica congestionada com tantas lanchas, iates e escunas que alí aportam para desfrutar da magia do lugar.

Praia do Saco da Ribeira

Ponto de partida para os passeios de escuna para a Ilha Anchieta, o local exala um clima totalmente náutico. Pescadores, velejadores e iatistas se misturam numa convivência harmoniosa e pacífica. Lojas especializadas em artigos náuticos oferecem os mais variados produtos e serviços aos navegantes. Várias marinas e o Iate Clube prestam serviços para donos de embarcações. O pier da Marina Estadual também é usado para o embarque e desembarque de pescados produzidos na região.

 

Praia do Perequê Mirim

Vizinha da tão tradicional Enseada, a praia do Perequê Mirim é uma baía de águas sempre calmas, com uma pequena faixa de areia 800 metros de extenSão, muito recomendada para crianças e famílias. De seu canto esquerdo sai uma trilha que leva até a praia da Santa Rita, de onde se pode observar quase toda baía do Saco da Ribeira. Deste ponto também sai outra trilha para a praia da Enseada, com seus hotéis e restaurantes tão tradicionais de Ubatuba.

 

Praia da Santa Rita

Tanto a Enseada como a Santa Rita São praias que atraem famílias que desejam ver as crianças nadando em segurança. O mar é manso, tipo piscina. Em seu canto direito, a praia da Santa Rita oferece uma atração especial: a Pedra do Sino, que emite um som característico ao ser batida com outra pedra. Tal fenômeno só é encontrado em Ilhabela, onde também existe esse tipo de pedra. O acesso para a Santa Rita se dá pelo canto esquerdo da praia do Perequê-Mirim ou pelo canto direito da Enseada.

Praia da Enseada

Uma das mais tradicionais praias de Ubatuba, a praia da Enseada abriga vários hotéis e restaurantes de primeira categoria, garantindo uma boa freqüência durante o ano todo. Com suas águas calmas, é indicado para crianças, prática de vela, ski e windsurf. De seu canto esquerdo, um mirante apresenta uma das mais belas paisagens de todo município, principalmente ao entardecer, quando o sol se põe na direção da baía do Saco da Ribeira. Dali pode-se também avistar o Pico do Corcovado.

Praia das Toninhas

A praia das Toninhas em conjunto com as praias Grande e Maranduba, formam o que há de melhor em Ubatuba em matéria de badalação. Vários hotéis de alta categoria se localizam nesta praia de extrema beleza. Em seu canto direito, no verão, chega a ser difícil encontrar um pedacinho de areia para se esticar. Vários quiosques a beiramar completam o cenário de extrema beleza e exuberância desta praia.

Praia Grande

A Praia Grande disputa com a Maranduba e o Perequê-Açú o título de praia mais freqüentada de Ubatuba. Seus quiosques oferecem de tudo para atrair os visitantes: de bebidas super geladas até música ao vivo com bandas locais e visitantes. Todo verão essa praia sedia o Projeto Verão, onde São apresentadas várias atrações. Ótima para a prática de surf. Vários campeonatos já foram disputados em suas ondas, que junto com a Itamambuca, formam o paraíso dos surfistas. Vizinha da Toninhas.

Praia do Tenório

Mar azul e areia muito branca, ondas regulares embora um pouco perigosas, ornadas de frondosos abricoteiros, a praia do Tenório é uma das procuradas por turistas. Lá encontra-se Ostras, Mariscos e um completo serviço de bar, oferecido pelos caiçaras.

Praia Vermelha do Centro

Onda bravas, praia do tombo, oferece um visual exuberante, proporcionando pelas piscosas costeiras que margeiam a Ponta Grossa muito procurada pelos pescadores.

Praia do Cedro

Uma das mais intrigantes praias próxima do Centro. A Praia do Cedro recompensa que se propõe a visitá-la, com um panorama no mínimo inusitado. Na estrada que dá acesso ao farol da Ponta Grossa (saindo da Praia do Tenório), distante há apenas 50 metros.

Praia do Itaguá

Margeada pela Av. Leovegildo Dias Vieira, a praia do Itaguá forma com a praia do Cruzeiro a baía de Ubatuba. Em sua orla, bares, restaurantes, hotéis e quiosques abrigam a badalação próximo ao centro. Dali se pode ter uma deslumbrante vista do nascer do sol refletido em suas águas. Do Itaguá saem escunas para passeios pela baía, ou para as ilhas do Prumirim e Anchieta. Uma estradinha a direita do trevo leva ao Cais do Porto, antigo estuário onde desembarcavam todo pescado produzido na região antes da construção do pier do Saco da Ribeira.

Praia do Cruzeiro

Praia do centro da cidade. Sua divisa com o Itaguá é o rio da Barra da Lagoa. Nela, a atração fica por conta da Av. Iperoig, com seus agitados barzinhos, concorridas sorveterias, sofisticados restaurantes e badaladas lanchonetes. Ponto de encontro dos jovens. Vida noturna intensa durante os finais de semana e nas férias, quando o trânsito é fechado na avenida para que as pessoas possam aproveitar melhor o espaço. Foi nessa praia que o padre José de Anchieta escreveu seu poema à Virgem quando aprisionado pelos índios tupinambás.

Praia de Iperoig

Berço principais acontecimentos da História de Ubatuba. Foi nesta praia onde o apóstolo do Brasil, José de Anchieta escreveu ” Poema à Virgem”, quando ficou prisioneiro dos Índios Tamoios. Foi daqui que os índios partiram para a segunda luta “Confederação dos Tamoios” liderada pelo Chefe Cunhanbebe. Nesta praia foi assinado o primeiro tratado de Paz na América Latina. A Cruz que simboliza a Paz de Iperoig foi colocada em 14 de Setembro de 1563, encontra-se até hoje substituída por uma de concreto, no mesmo lugar.

Praia do Matarazzo

Pequeno trecho de areia próximo a Barra dos Pescadores que tem como atração a casa dos Matarazzo, que pode ser apreciada de longe, mas não visitada. Dentro da propriedade, vestígios de prédios coloniais, ao que tudo indica, da antiga Alfândega que aqui funcionava durante o período colonial. Acesso após a ponte do Perequê-Açu, passando por um mirante onde se encontra a estátua de São Pedro Pescador, padroeiro dos pescadores. De sua base se pode ter uma viSão completa da Baía de Ubatuba, assim como das praias do Cruzeiro e Itaguá.

Praia do Perequê Açu

Com 4 Km de extenSão, esta é uma das mais tradicionais praias de Ubatuba. Bairro populoso, com vida própria e infra-estrutura para receber o turista com segurança, estacionamento livre para carros de passeio, ruas asfaltadas, árvores nas calçadas, quiosques, restaurantes, lanchonetes, hotéis, pousadas e camping com novo visual esperam por você.

Praia Vermelha do Norte

Localizada na BR 101 em sentido ao norte, a 9 km do centro, está praia encanta pelo visual que apresenta a partir do canto esquerdo, ótimo para surf. Em seu canto direito está o Red Beach Park, um parque aquático com piscina e toboágua apresenta shows musicais e luaus inesquecíveis. Caminho obrigatório para quem segue até a Itamambuca.

Praia da Itamambuca

Mundialmente conhecida por sediar campeonatos de surf, esta praia está localizada a 15 km ao norte do centro de Ubatuba. Em seu canto direito, perto do rio, ondas perfeitas e cheias São elogiadas por surfistas de todo o mundo. Ali está localizado a Pousada Camping Itamambuca, um dos mais completos empreendimentos turísticos de Ubatuba. Em sua orla, um loteamento de alto luxo foi pioneiro na preservação ambiental.

Praia Camburi

Tem areias claras e mar aberto, bom para banho e prática de wind surf. Situada na divisa com o Estado do Rio de Janeiro, á 46km do centro.

Praia Picinguaba

Pitoresca e antiga aldeia de pescadores, a praia mantém uma atmosfera bucólica que evoca outras eras. Ideal para que procura lugares exóticos, ainda tem a Fazenda Picinguaba, santuário ecológico de extrema importância o Patrimônio Nacional. Fica a 40 km do centro.

Praia do Félix

Muito procurada pelos surfistas mais experientes, oferece ondas regulares no canto esquerdo provenientes do mar alto. Em seu canto direito encontra-se uma piscina natural de água marinha, tranqüila e ideal para crianças. O acesso e estacionamento São fáceis embora a entrada não esteja sinalizada. Localizada a 15 km do centro.

Pousadas em Ubatuba, Pousada em Ubatuba, Hospedagem em Ubatuba