Pontos Turísticos

PONTOS TURÍSTICOS DE UBATUBA

Ubatuba possui muitos pontos para a visitação dos que por aqui passam, além das belezas naturais que deixam deslumbrado qualquer visitante. Você pode fazer um roteiro cultural, científico, esportivo ou simplesmente desfrutar do riquíssimo meio ambiente existente no município. Destacamos os principais para facilitar sua visita.

Aquário de Ubatuba

O Aquário de Ubatuba oferece aos seus visitantes a oportunidade de conhecer de perto um pouco do complexo mundo marinho, tendo entre seus atrativos 12 tanques de água salgada (entre eles o maior tanque marinho do Brasil, com 80.000 litros), com representantes da fauna local e de outros oceanos. Está localizado na rua Guarani, 859, no Itaguá.

Avenida Iperoig

Seus bares, restaurantes e sorveterias concentram o agito noturno da cidade de Ubatuba. Passeio obrigatório para os visitantes. Localiza-se em frente a praia de Iperoig ou do Cruzeiro, no centro. Também é palco para vários eventos da cidade.

Biblioteca Municipal

Com acervo de aproximadamente 20.000 volumes além de revistas e jornais do dia, a Biblioteca Municipal conta com três seções: infantil, referencial e circulante. Localiza-se na praça 13 de Maio, 52, no centro da cidade. O visitante de Ubatuba também pode emprestar livros.

Cachoeiras

Ubatuba possui várias cachoeiras que o visitante pode apreciar durante sua estadia na cidade. Num dia de calor, para quem volta da praia, é um ponto de visitação obrigatório. Algumas dessas cachoeiras ficam à beira da estrada, outras por serem de difícil acesso necessitam de um guia. São belezas naturais que devem ser conhecidas por todos.

 

Cadeia Velha

Localiza-se na praça Nóbrega, no centro da cidade. Não há registro documental do ano de sua construção. Fou reformada por Euclides da Cunha em 1903. O prédio abrigou a cadeia pública por um longo período. Hoje é onde funciona a CETESB.

Cais do Porto

Localizado na ponta Grossa, à 3 km do centro da cidade, tem seu acesso pelo bairro do Itaguá (estrada asfaltada). Acompanhando o costão, o visitante encontra em cada curva aspectos diferentes da deslumbrante paisagem. Do cais pode-se avistar toda a baía de Ubatuba. O local é muito concorrido para a pesca do peixe-espada. Vale a pena acompanhar o entardecer.

Casarão do Porto

O Casarão do Porto foi construído em 1846, serviu de casa comercial e moradia para Baltazar Fortes. Foi Hotel em 1930 e mais tarde comprado pelo industrial Félix Guisard, de Taubaté, que o usou como residência de verão. Desde 1987 abriga a Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (FUNDART). Situa-se no centro da cidade (praça Anchieta, 38).

Coreto

Situado na praça Exaltação à Santa Cruz, no centro da cidade. Local onde se apresenta a Banda Lira Padre Anchieta, aos domingos após a missa da noite.

Cruzeiro

Simboliza a Paz de Iperoig (pacificação dos tamoios, assinada pelos portugueses e os índios em 14 de setembro de 1563). Encontra-se na avenida Iperoig, em frente a praia de Iperoig ou do Cruzeiro (centro da cidade).

Estação Experimental de Ubatuba

A Estação Experimental de Ubatuba, pertence a Secretaria de Agricultura e Abastecimento – Instituto Agronômico de Campinas e tem por finalidade a pesquisa. As visitas podem ser feitas de segunda à sexta-feira. Localiza-se a 6 km do centro da cidade, na rodovia Oswaldo Cruz (SP-125).

Farol da Barra

Localizado na praia de Iperoig ou do Cruzeiro (centro da cidade) junto a foz do rio Grande de Ubatuba foi construído em homenagem aos pescadores de Ubatuba. O local é muito procurado por pescadores amadores. O amanhecer é imperdível (não se esqueça de levar uma máquina fotográfica).

Feira de Artesanato

Funcionando nos finais de tarde e a noite, a Feira de Artesanato é o ponto em que os artesãos de Ubatuba apresentam e vendem seus trabalhos. Localiza-se no início da avenida Iperoig, no centro.

Gruta que Chora

Objeto de muitas lendas, é mais um ótimo passeio. Fica na praia da Sununga (acesso pela praia do Lázaro ou pelo Saco da Ribeira). Por um curioso fenômeno natural, esta gruta verte água do teto quando são emitidos sons fortes em seu interior.

Ilhas

Os amantes do mar poderão visitar o longo litoral de Ubatuba composto por 16 ilhas, 07 ilhotas e 08 lajes formando um verdadeiro paraíso ecológico. É só você escolher: mergulhar, pescar ou simplesmente curtir a natureza. Operadoras de mergulho e turismo existentes no município oferecem os serviços necessários ao seu lazer.

Ilha dos Pescadores

Ilha fluvial contendo uma pequena vila de pescadores, no rio Grande de Ubatuba (centro da cidade). Nela está localizado o Mercado Municipal de Pescados que funciona no horário comercial.

Imagem de São Pedro Pescador

Localizada no morro da Prainha, no centro da cidade, é uma homenagem ao santo padroeiro dos pescadores. A imagem está voltada para a baía de Ubatuba. A Festa de São Pedro Pescador é uma tradição da cidade.

Imagem do Cristo Redentor

Em 09 de Janeiro de 1954, Ubatuba recebeu um Cristo Redentor, que foi fixado na Praça Olavo Bilac no bairro do Itaguá, uma cortesia do povo de serra acima (todas as pessoas oriundas do Vale do Paraíba), em sinal de agradecimento pela exuberante paisagem e lindas praias de areias brancas e águas claras que todos os anos em suas férias podiam tranqüilamente usufruir. O monumento foi construído por Lycurgo Barbosa Querido.

Imagem do Padre José de Anchieta

A imagem em homenagem ao Padre José de Anchieta se encontra na praia de Iperoig ou do Cruzeiro (centro da cidade).

Museu Caiçara

O Museu Caiçara, ponto de visitação obrigatório aos interessados na cultura caiçara, está situado na rua Antônio Athanasio da Silva, 273, no bairro do Itaguá.

Obelisco do III Centenário

Inaugurado em dia 28 de Outubro de 1937, por ocasião das comemorações do terceiro centenário de Ubatuba. Está localizado na praça Exaltação à Santa Cruz, no centro.

Parque Estadual da Ilha Anchieta

Criado em 1977, o Parque Estadual da Ilha Anchieta – PEIA, tem 823 ha² de Área de Proteção Ambiental, caracterizada por ser totalmente insular, com praias e costões rochosos, profundidade propícia ao mergulho e navegação turística e esportiva. A Ilha Anchieta fica a 4 km do Píer do Saco da Ribeira, principal ponto de saída de embarcações para lá. Várias empresas oferecem o transporte, por escunas, que geralmente demora de trinta a quarenta minutos.

Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba

Os objetivos básicos do Núcleo Picinguaba são a interação dos fatores históricos/antropológicos com o estudo dos ecossistemas da Serra do Mar, seu litoral e sua preservação, e a criação de um centro de apoio à pesquisa e à educação ambiental, voltados para estudantes, visitantes, pesquisadores e para a população local. Dentro de sua área se encontra a Casa de Farinha, antigo engenho de álcool e açúcar da Fazenda Picinguaba contruída no final do século passado.

Pedras do Sino

Na costeira, junto a praia de Santa Rita, encontram-se as chamadas Pedras do Sino (idênticas às de Ilhabela), cuja característica é retinirem à semelhança do bronze.

Praias

Mais de 100 km de costa abrigam praias de águas cristalinas dos mais variados tipos oferecendo muitas opções de lazer: desde a agitação das praias mais concorridas, passando pelo surf, mergulho e outros esportes aquáticos, até a tranqüilidade das praias paradisíacas de difícil acesso.

Projeto Tamar

A base do Projeto TArtarugas MARinhas – TAMAR, conta com um centro de visitantes onde estão expostas em tanques, exemplares vivos de diferentes espécies de tartarugas marinhas, maquete representando a desova e nascimento dos filhotes, painéis fotográficos, museu com peças naturais, auditório para exibição de vídeos, biblioteca para consulta, loja de souvenirs e lanchonete. Localizada na rua Antônio Athanasio da Silva, 273, no bairro do Itaguá, não pode deixar de ser visitada pelos amantes da natureza.

Saco da Ribeira

São centenas de veleiros, escunas, lanchas e barcos de pesca abrigados no Saco da Ribeira. Ponto de partida para passeios e de visitação obrigatório para os adeptos da náutica é um dos mais belos cartões-postais de Ubatuba.

Trilhas

São trilhas para todos os gostos, desde as mais fáceis (com 3 horas de duração), até as mais difíceis que chegam a durar mais de um dia. Algumas dessas trilhas fazem parte da história, tornando a viagem ainda mais emocionante. Existem várias operadoras de ecoturismo no município que colocarão a sua disposição monitores preparados e habilitados para guia-lo por esses incríveis caminhos de Ubatuba.

Pousadas em Ubatuba, Pousada em Ubatuba, Hospedagem em Ubatuba